segunda-feira, 1 de julho de 2013

No seu BLOG, quantas pessoas você pretende atingir?

A dimensão da sua audiência alvo é um fator muito importante por detrás do conceito do seu blog. Existem muito mais pessoas interessadas em conteúdos sobre Psicologia Desportiva e Vagas de Emprego do que propriamente em mobiliário suíço do século 16. Muito mais pessoas estão interessadas em moda do que em robótica. E por aí em adiante…
Neste tipo de comparações, o seu senso-comum normalmente diz-lhe quais os tipos de assuntos que têm mais audiência alvo, e normalmente esse senso-comum está correto. Se você desejou um dia atingir uma audiência enorme, basear o conceito do seu blog em torno de um nicho muito restrito talvez torne esse objetivo impossível. Ainda que existam 100 mil pessoas que gostam de mobiliário suíço do século 16, só uma pequena percentagem estará interessada em ler blogs, e somente uma percentagem dessa percentagem acabará por conhecer seu blog.
divulgar seu blog

Nada disto faz sentido se por ventura a audiência alvo não for um problema para si. Se 1000 ou 2000 pessoas lerem o seu blog regularmente e isso não for um problema, então um blog de nicho servirá certamente para atingir seus objetivos. Se você aspirar a um volume de tráfego de seis dígitos todos os meses, então você provavelmente necessita repensar sua estratégia.
O sonho de qualquer blogueiro é encontrar um nicho de mercado inexplorável e que ofereça capacidade de crescimento acima da média, com um baixo teor de concorrência. No entanto, é necessário ter em consideração que os nichos de mercado onde existem audiências de milhares e milhares de pessoas, são normalmente os nichos de mercado mais concorridos.
Se você pretende apenas construir uma audiência que se envolva e participe em seu blog, sem na verdade se importar com a sua dimensão, então o que lhe recomendamos é que se foque num nicho de mercado específico. Você terá menos competição, e certamente será muito mais fácil você conseguir liderar esse nicho mais rapidamente.
Se você pretende mesmo atingir uma audiência de milhares e milhares de pessoas, então você terá de ser o melhor naquilo que faz. Independentemente da concorrência, é sempre possível chegar ao topo através da qualidade. Não desista facilmente!

*Fonte: Livro De desconhecido a problogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário