É marketing de guerra: um roteiro para em
cinco dias úteis você atingir sem despesas o maior público possível pertinente
ao site que construiu. Sim chegou a hora! Após meses de sangue, suor e noites
sem sono estão prontos o Melhor Site do Mundo: o seu. Ele sobreviveu a todo tipo
de intempérie, e por isso mesmo não há nada mais racional que expô–lo ao
universo, sem timidez. Se existir orçamento para publicidade off-line, vá à
luta: abuse do rádio, de outdoors, de revistas especializadas, da TV e por aí
vai. Mas se você não tem todo o dinheiro do mundo para divulgar sua página,
então chegou a hora de partir para o ataque, sem medo de ser agressivo. Neste
campo de batalha, o objetivo é atrair o máximo possível de visitantes, com o
mínimo de dinheiro – é claro. E conte, a partir do pontapé inicial, como o bom
e velho boca a boca. Em um mundo ideal, você teria semana para pensar em sua
estratégia promocional mas, no mundo virtual, demorar mais que uma semana após
o lançamento já é marcar bobeira. John Kuhlman, diretor de umas das mais importantes
agências de mídia interativa de Las Vegas, aKreativwerks, criou a Semana de
Lançamento, composta de cinco dias úteis, que irão ajudá–lo a pôr seu site na
boca do povo. Vamos lá:
Segunda–feira: Defina sua missão Seu objetivo
hoje é definir a missão do site e, para isso, nada melhor que passar os olhos
por suas várias áreas de conteúdo e tentar enxergá–las como setores isolados –
vamos chamá–los de mini sites. Pronto: você verá que seu site não tem apenas um
grande objetivo primordial, que é claro e indiscutível. Há outros pequenos
objetivos que devem ser vistos, analisados e respeitados.
Terça–feira: Crie sua lista de e-mail antes de promover
seu site, você precisa saber quem você quer – e precisa – que o conheça. Comece
hoje a listar todo mundo com que você se relaciona (isso mesmo): amigos,
família, colegas de trabalho, profissionais de mercado, jornalistas (pesquise)
e até gente impensável, como o cara da locadora. Pegue telefone e e–mail de
todo este pessoal e crie um banco de dados (peça ajuda). Depois, é a hora de
‘explodir’ a lista inicial. Que perfil de público, no mundo inteiro, poderia
também se interessar pelo seu site? Este é pulo do gato.
Quarta–feira: Como fazer para que encontrem
seu site É hora de cadastrar seu site nos sites de busca mais populares do
mundo – como Yahoo, HotBot, Infoseek e Excite – e do Brasil – Cadê?, Google,
Yahoo e Altavista (é, ele chegou) –, mas não se esqueça dos menos badalados:
existem pessoas que os consultam, sabia? E importante: pense bem em como
cadastrá–lo, e para isso tenha em mãos as dicas de Segunda e Terça. Depois,
tenha calma, muita calma. A grande maioria dos mecanismos de busca demora mais
de um mês para incluir sites novos. Veja as matérias ao lado.
Quinta–feira: Pedindo ajuda Use newsgroups
como teste–drive. Explicando: sugira uma visita ao seu site em diversos grupos
de discussão pertinentes ao assunto. Depois, use seu software de aferição de
visita para saber de quais newsgroups estão vindos os visitantes e em que áreas
do site eles estão entrando.
Sexta–feira: Crie um release Para quem não
sabe, release é um texto com todos os detalhes sobre um produto ou evento e que
é enviado a jornalistas. Ou seja, chegou sua vez, e este é o último passo para
divulgar seu site e um dos mais importantes. Como criá–lo? Não podem faltar os
itens abaixo (é claro que tudo disposto no formato de um texto, e não em
tópicos): – Quem é seu site – o que o internauta irá encontrar em seu site – o
que difere seu site dos concorrentes – endereço do site (muitos esquecem,
acredite!) Ah, sim: seja sucinto, não seja pomposo nem informal demais, comece
pelo dado mais atraente e, por último mas não menos importante, seja criativo.
Em tempo: há muito que fazer depois que seu
site estiver no ar e a Semana tiver se encerrado. Provavelmente você irá voltar
ao início, tendo que despender muito sangue, suor e noites sem sono. Mas Deus –
e você – sabe que vale a pena!
*Fonte: www.webinsider.uol.com.br